CONCEPÇÕES BÁSICAS DO BALÉ (SÉRIE DE EXERCÍCIOS CORPORAIS)


Por convenção internacional os termos referentes ao balé são sempre escritos em francês. As concepções do balé ou sua cinesiologia está dividida em postura, posições e movimentos que a partir destes são feitas combinações entre eles aumentando o grau de complexidade de acordo com o nível do bailarino. Aqui serão descritos a série de exercícios corporais básicos sem combinações, para entender um pouco será apresentado como funciona uma aula de balé clássico. Esta aula se divide em duas etapas: na barra e no centro, todas com objetivo fundamental aprender ou reeducar a postura correta do corpo como também cuidados profiláticos a lesões como o aquecimento e alongamento (Achcar, 1998).

Os passos de balé são aprendidos de forma progressiva com a realização freqüente. Na barra com apoio de um ou os dois MMSS, vão condicionar o corpo porque os exercícios de barra seguem um ritmo certo, primeiro são feitos os movimentos mais lentos depois os mais rápidos gerando força e agilidade ao corpo. No centro da sala que o bailarino dança livremente exigindo postura, coordenação, força e agilidade, no entanto são desenvolvidas tanto na barra como no centro exercícios lentos e rápidos primeiro com os pés no chão até chegar aos saltos (Bertoni, 1992).

Os exercícios corporais no balé são divididos de forma didática de acordo com sua realização: a) posições do corpo; b) posições na barra e no centro da sala.

POSIÇÕES DO CORPO

As posições do corpo no balé utilizam a musculatura da estática com contração isométrica principalmente em tronco, quadril e MMII.

Durante todos os movimentos e posturas no balé deve-se manter o quadril na posição en dehors, termo francês que significa para fora, baseando-se na concepção de virar os pés e as pernas para os lados externos do corpo, sendo seu princípio básico. É um movimento anti-fisiológico chamado de segunda natureza. Utilizado como direção de movimento horário das pernas e corpo. Sua cinesiologia se apresenta pela colocação dos MMII em rotação externa iniciado na articulação do quadril, contraindo os músculos rotadores externos. O joelho, tornozelo e pé devem acompanhar o movimento de rotação externa de quadril e não realizá-lo. A rotação externa de quadril é combinada com retroversão femoral e alongamento anterior da cápsula, sendo que principalmente na 1° posição que o pé e o tornozelo de uma das pernas se posicionam exatamente na direção oposta à outra perna e forma um ângulo de 180° entre os pés e os joelhos de ambos os MMII, para iniciantes é de 100° com intuito de evitar compensações, sendo bem visualizada na figura 28. A função do en dehors é possibilitar uma maior estabilidade, facilidade na movimentação como na beleza das linhas (Khan et al, 1995; Toledo et al, 2004).


A figura mostra o en dehors, sendo menor angulação usada para iniciantes

Segundo a codificação e elaboração da técnica clássica acadêmica do mestre Beauchamps em 1650 as classificou seqüencialmente de acordo com a dificuldade exigida as posições do balé. A técnica do balé exige alguns cuidados para evitar compensações e lesões futuras, entre eles estão a distribuição homogênea da descarga de peso em MMII a contração isométrica de quadríceps e rotadores externos dos quadris, abdominais, a manutenção dos ombros baixos contraindo musculatura que faz adução e retração da escápula e do pescoço livre e relaxado. O posicionamento dos pés, mãos, braços e cabeça são fundamentais para uma execução sem desequilíbrios biomecânicos, a seguir serão descritos todos eles (Bertoni, 1992).

As posições dos pés possuem variações (figura 29). Pé no chão = Pied a terre, ponto de apoio no arco plantar mantendo-o, não deixando desabar com en dehors (acompanhando a rotação externa do quadril) exceto na sexta posição (figura 29a). Pé na meia ponta baixa = Pied à quart (pé a ¼), tem função de aumentar o en dehors, seu ponto de apoio é no ante-pé com leve flexão plantar com en dehors (figura 29b). Pé na meia ponta = Pied sur la demi pointe. Apoio no ante-pé mantendo flexão plantar submáxima com en dehors (figura 29c). Pé na meia ponta alta = Pied a trois quarts (pé a ¾), com a função de aumentar a ADM das articulações dos ossos do tarso e tem o ponto de apoio sobre a articulação metatarsofalangeana, mantendo flexão plantar máxima com en dehors (figura 29d). Pé na ponta = Pied sur la pointe, realizada com auxílio de sapatilha específica, o ponto de apoio está sobre as extremidades distais das falanges principalmente do hálux, mantendo uma flexão plantar máxima associada à eversão do tornozelo com en dehors (figura 29e). O pé fora do chão (no ar) deverá sempre manter uma flexão plantar máxima associada à eversão do tornozelo com en dehors (figura 29f).


As diferentes posições dos pés usadas no balé:

a(Pé no chão = Pied a terre); b(Pé na meia ponta baixa = Pied à quart); c(Pé na meia ponta = Pied sur la demi pointe); d(Pé na meia ponta alta = Pied a trois quarts); e(Pé na ponta = Pied sur la pointe); f(pé no fora do chão – no ar) (Achcar, 1998).

Segundo Achcar (1998) os MMII serão posicionados em en dehors exceto a 6° posição e são divididas em 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º posição (figura 30).

A 1° posição, os calcanhares estarão encostados um no outro formando na face medial uma linha reta de 180°, exceto para iniciantes que é de 100°, ou seja, adução com rotação externa de quadril e extensão dos joelhos (figura 28 e 30a).

A 2° posição, é mantida a 1° posição, mas agora com abdução de quadril, distante aproximadamente o tamanho de um pé e meio (figura 30b).

A 3º posição mantém a 1° posição agora com adução negativa de quadril, onde um calcanhar vai ficar encostado à frente do arco longitudinal medial do pé contralateral (figura 30c).

A 4° posição, a 1° posição com hiper-adução flexão e extensão unilateral de quadril com descarga de peso nas duas pernas. Croisé (cruzado) pés paralelamente separados com uma distância de um pé e meio entre os dois, um calcanhar vai ficar frente à ponta do outro pé na altura do hálux (figura 30d1). Ouvert (aberto) ou effacée (apagado) pés paralelamente separados com uma distância de um pé e meio entre os dois com um calcanhar frente ao outro calcanhar (figura 30d2). A 5° posição, irá manter a 1° posição agora com hiper-adução de quadril e pés paralelos onde o calcanhar de um pé se encontra atrás encostado no quinto metatarso e falange do pé contralateral, o que está à frente do outro pé ficará encostado no hálux (figura 30e). A 6° posição é a posição anatômica, adução de quadril sem rotações com pés paralelos.


As diferentes posições dos MMII usadas no balé:

a(1º posição); b(2º posição); c(3º posição); d1(4º posição croisé); d2(4º posição ouvert); e(5º posição)

(Achcar, 1998).

As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para dentro/anterior (antebraço supinado) ou para baixo (antebraço pronado) conforme a figura 31.


O posicionamento das mãos no balé, a (para dentro ou anterior, antebraço supinado); b (para baixo, antebraço pronado)

A posição dos braços têm suas variações de acordo com cada escola e há divergências quanto à denominação de algumas posições, variando apenas a concepção de estilo e denominação. Todas seguem o princípio de ombros baixos, braços redondos e palmas para dentro. A 2° posição é única em todos os sistemas. O movimento dos braços que alterna as posições chama-se port de bras. A escola inglesa usa o Sistema Royal Academy of Dancing, é um método mais complexo onde há seis posições sendo adotado na maioria das escolas de balé, possui as seguintes posições: bras bas, 1°, 2°, 3°, 4° e 5° posição (figura 32). A escola russa usa o Sistema Vaganova, um método simplificado, onde há somente três posições: bras bas, 1°, 2° e 3º posição (figura 33), podendo ser feita combinações entre elas.


O posicionamento dos braços

a(bras bas); b(1° posição); c(2° posição); d(3° posição); e(4° posição); f(5° posição)

(Achcar, 1998 e Fontes, 1998).


O posicionamento dos braços no Sistema Vaganova são:

a (bras bas); b (1° posição); c (2° posição); d (3° posição) (Achcar, 1998).

As escolas francesa e italiana usam o mesmo sistema o Cecchetti que foi o primeiro sistema de notação do balé no séc. XVII. Segue os mesmos princípios, mas quanto às posições adota a idéia antiga de Jean Georges Noverre que deu continuidade ao primeiro sistema de dança, determinando que todas as vezes que o braço está redondo ele é denominado 5° posição.

As posições da cabeça podem ter cinco variações conforme a figura 34: reta (olhar para horizonte, posição anatômica), para trás (olhar para cima fazendo extensão da coluna cervical, aproximando occipital da vértebra C7), para baixo (olhar para baixo fazendo flexão da coluna cervical, aproximando a região do mento ao manúbrio do esterno), inclinada (olhar para frente, inclinação lateral da cabeça como se as orelhas repousassem quase sobre o ombro, aproximando a região temporal ao acrômio), virada (com o corpo reto olhar para a direita ou esquerda, fazendo rotação da coluna cervical aproximando a região do mento ao acrômio).


O posicionamento da cabeça no balé:

a(para frente); b(inclinada); c(para cima); d(para baixo); e(para o lado)

(Achcar, 1998).

As posições do corpo e pernas nos movimentos do balé também são sistematizadas. Um bailarino deve se considerar sempre o centro de um quadrado imaginário onde se irradiam oito linhas que indicam sua posição no palco, estas linhas também servem para direcionar o corpo e saber por onde o movimento se inicia, por onde deve passar e terminar. O ponto um é a frente, o cinco é o fundo e os números pares são as diagonais do palco (figura 35).


As posições do corpo e pernas nos movimentos do balé (Achcar, 1998).

O aprendizado das posições do corpo e sua manutenção no balé permitem ao indivíduo desenvolver a noção espacial e sua interação com o meio trabalhando em conjunto com as propriedades físicas da dança, o raciocínio e a memória, proporcionando ao indivíduo vencer suas limitações. A mobilidade articular é trabalhada a todo momento, principalmente nas articulações do quadril e tornozelo (flexão plantar e dorsiflexão), na maioria dos exercícios e posturas. O posicionamento do quadril no en dehors poderá ser substituído pela posição neutra do quadril a fim de evitar compensações nos joelhos ou quando o fisioterapeuta achar necessário.

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15 thoughts on “CONCEPÇÕES BÁSICAS DO BALÉ (SÉRIE DE EXERCÍCIOS CORPORAIS)

  1. nossa eu gostei muito do movimentos basicos do balette a suavidade da dança com as pernas devem se pocisionar os sautos eu amei de verdade

  2. faz um tempo que faço parte do ministerio de dança de minha igreja , sempre fui louca oir dança por balé , e sei que ec é o ministerio que DEUS me entregou , to fazendo balé agora com 18 anos e tô amando

    fiquem na paz de cristo um bj

  3. oláa nosssa eu amei, sou evangélica e faço parte do grupo de coreografia da minha igreja. Me interecei pelo ballet desde quando assisti o filme “Cisne Negro” mais tenho 17 anos e acho q estou velha pra começar a fazer ballet, porém amo muuito…..muito boa a dica amei.

    obs: achei legal a iniciativa de fazer este site para os cristão q gostam de dançar, dançar para Jesus!!!!

  4. também estou amando muito ser do grupo de dança da minha igreja. eu me apixonei por adorar a Deus através do balé. mas não sei praticamente quase nada. faço um monte de movimento mas não sei o que são, só sei porque minha lider me ensinou.

  5. Como a internet nos ajuda a crescer!Sou professora de Balé com experiência na Inglaterra por apenas seis meses,então conheço a prática do Balé classico e após encontrar sites como este é que aperfeiçoamos a nossa teoria.Apesar de ser mais prática,graças à Deus tenho espalhado boas sementes por aí à fora.
    Valeu!!

  6. O negócio está em se aprimorar, buscar estar melhor a cada dia.
    Eu também faço parte do ministério de dança da minha igreja há 4 anos e só em outubro do ano passado é que começamos a praticar a dança com base no balé. è muito bom poder adorar a Deus da melhor forma que podemos, e poder dar tocar as vidas com uma dança tão linda que foi O proprio Deus quem criou.

  7. QUE COISA PRECÁRIA, PELO AMOR DE DEUS MINHA FILHA, EXCLUA JÁ ESTA PAGINA DA NET, VC SABE QUANTO TEMPO É PRECISO PARA UM PROFESSOR DE BALLET ESTÁ APTO A DAR AULAS?
    QUE ABSURDO, OLHA UMAS FIGURAS DE POSICIONAMENTO BÁSICO, SEM DEFINIÇÕES DE METODOLOGIA, NEM NADA, E ACHAM QUE JÁ APRENDERAM….. MUITO TRISTE ISSO PARA QUEM É BAILARINO DE VERDADE, QUEM COMO EU RALA, FAZ CURSO, PAGA CARO EM ESPECIALIZAÇÕES!!!!! SE SUA INTENÇÃO FOI BOA, VC NO MÍNIMO TEM QUE TER CUIDADO, PORQUE QUERIDA INFELIZMENTE NÃO SÃO TODAS AS PESSOAS QUE TEM CONSCIÊNCIA SOBRE A SERIEDADE DO ENSINO DA DANÇA ( DE EXTREMA COMPLEXABILIDADE), E NÃO ENTENDEM QUE DANÇAR NA IGREJA É BEM DIFERENTE DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL…..

    • Você não entendeu alguns materiais disponibilizamos, não para que as pessoas façam ballet em casa. E sim para que as pessoas que fazem ballet tenha um motor de busca. Porque eu quando comecei a fazer ballet sai a procura de tudo que era assunto de ballet na internet porque eu queria aprender mais. E achei poucas coisas na época! Agora eu estou disponibilizando para que muitos não passe pelo que eu passei. Amada desculpa falar assim. Mais uma coisa que ajudou tanta gente e tem ajudado até agora, eu não vou excluir porque você está pedindo. você não pode chegar mandando em algo que não é seu. O conselho que eu dou a você é que monte o seu próprio blog com as informações que você ache corretas! E esse tom que você usou “Exclua já essa pagina” foi uma das coisas mais ridículas que já vi aqui. Desculpa falar assim mais é a verdade. Cada um com sua opinião e a minha é: Não vou excluir, porque isso tem ajudado muitos! Leia os comentários que verá isso!

  8. Liga não sempre aparece alguém pra criticar…
    Tudo o que é feito para que de alguma forma as pessoas possam se aproximar de Deus, o inimigo tenta fazer com isso seja algo ruim aos olhos do homem, e tenta atrapalhar tudo. Apenas orem por essa vida, pois a bíblia nos ensina que devemos amar os nossos inimigos. Vou orar por vocês também, tenho lido muito o blog de vocês e com certeza existe muito conteúdo que tem me ajudado e a outros também.
    Beijos, Deus abençoe =)

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