Vou começar um grupo de dança o que fazer?


Bem este post vai ser para ajudar aquelas pessoas, que sentiram de Deus que está na hora de montar um grupo novo de dança por falta de um na sua igreja, ou por falta de escolhas. As vezes tem um grupo na sua igreja mais o horário de ensaios não bate com horário que essa pessoa pode. Enfim, muitos motivos pode influencia e muita das vezes você não sabe por onde começar. E eu vou dar algumas dicas, não todas mas vou ir dando umas dicas.

Primeiro de tudo:

Vai para o joelho, ora e jejua para que Deus possa te abençoar nessa jornada que vai começar. E para que Deus traga a sua memória tudo aquilo que ele tem como plano para esse grupo. Busque de Deus mesmo. Mas semana que vem eu já começo e Deus não mandou respostas, é porque não é o tempo. O que fazer? Convocar todo o grupo para orar e busca, e os ensaios viraram um momento de busca a face de Deus de todo coração, até que ele mande as resposta. Se você propor o seu grupo para busca a face do Senhor de todo coração antes de tudo, você vão ver a Glória de Deus de maneira tão sobrenatural na vida de vocês e do grupo. Que quando vocês dançar vidas vão ser transformada e o nome de Deus será Exaltado. Não a nada melhor do que você ver uma apresentação em que você sente o poder tremendo de Deus, mas isso não acontecerá se você não busca. Mesmo que você adore a deus com todas as suas forças, para tocar o coração do impuro e do ímpio, para trazer libertação precisa de busca e sacrifico. Isso é valido também para os grupos já existentes.

Segundo passo:

Você vai começar a ter vários sonhos para o grupo de dança, idéias e muita idéias vão ir surgindo. Porque Deus já estará plantando no seu coração. Anote tudo em um papel. Tudo que vim na sua mente vai anotando. E ao longo do tempo que algumas coisa você ver que foi coisa sua e não de Deus você vai tirando. Mas você precisa ter isso anotado para não esquecer. Para fixa na memória [no papel, se fosse na memória não precisava anotar], caso você esqueça tem tudo la no papel.

Terceiro passo:

Reunião, antes de tudo para propor idéias como vai funcionar o grupo. Regras como vai ser o trabalho.  Falar tudo, tira do papel e propor para os liderados.

Quarto passo:

Decida com eles dia e horário de ensaio. Decida tudo que seja preciso decidir em grupo. Ouve idéias e coloque no papel todas elas também.

Quinto passo:

Marcado o dia, faça o primeiro ensaio. Eu não aconselho a começar de cara montando musica. Passe dinâmicas e alguns estudos sobre dança. Porque muitos do seu grupo pode não ter noção nenhuma de dança, a não ser o que ele via de outros grupos.  Não exija deles coisas para perder vergonha já nos primeiros dias de ensaio, espere um acostumar com outro. A não ser que eles já estejam acostumados. Dinâmicas como de dançar sozinho essas coisas, pode causar constrangimento e até menos o abandono logo no começo do grupo.

Dicas de dinamicas:
http://danceforjesus.wordpress.com/2010/02/17/dicas-de-dinamicas/

Sexto passo:

Quando o grupo já tiver com a noção dança, com a noção busca a face de Deus. Vocês estão preparados para começar uma coreografia. Como primeira você líder vai montar, se não é bom pede ajuda alguém. Assista a videos no youtube para que possa pegar alguns passos. Mas o melhor é busque os passos com o maior professor o Espírito Santo. Depois passe para seu grupo.

Dicas para monta uma coreografia:
http://danceforjesus.wordpress.com/2010/01/28/dicas-para-montar-uma-coreografia-parte-i/
http://danceforjesus.wordpress.com/2010/01/29/dicas-para-montar-uma-coreografia-parte-ii/

http://danceforjesus.wordpress.com/2010/01/31/dicas-para-montar-uma-coreografia-parte-iii/

Sétimo passo:

Não agende apresentação enquanto todos estiver pronto. Há porque Fulano não pego direito a musica e é domingo que vamos dançar, fulano vai ficar de fora dessa. Não nas primeiras apresentação é proibido fazer isso. [por quem? Por mim, haha to me sentindo]. Brincadeira gente, mais eu estou falando isso por experiências, a primeira apresentação é muito importante para todos é o inicio e uma pessoa que fique de fora pode fica muito abalada e triste, isso pode causar danos como enfraquecimento espiritual e saida do grupo.

A Apresentação:

É o inicio de tudo, vocês podem estar com vergonha e não sair quase nada, pode acontecer varias coisas, mas lembre-se sempre de ser guiado pelo Espírito para que mesmo que você caia, que as pessoas possam sentir o poder tremendo do nosso Deus em suas vidas.

Dicas Básicas:

  • Na primeira reunião passe confiança para seus liderados, para que eles possam contar com você sempre que eles precisar. E para que eles possam contar para você também tudo, até mesmo quando eles tiverem em pecado e precisar de um tempo sem dançar.
  • Seja uma pessoa que de cobertura espiritual para os seus liderados. Ore sempre por eles e pelo grupo.
  • Nunca compare um com o outro.
  • Sempre corrija dentro da palavra.
  • Não grite, nem suba a voz com eles.
  • Não mande calar a boca, nem coisas grossas. Peça sempre com educação.
  • Tenha acima de tudo paciência, com todos respeitando as necessidades de cada um.
  • Passe para eles tranquilidade.
  • Não seja exigente, aos poucos tudo irá ficando bom.
  • Nunca exija algo que não está ao alcance, como eu disse respeito os limites de cada um.
  • No começo os ensaios devem durar no máximo 1 hora e meia. Pois eles não estão acostumados.
  • Nunca mesmo quando eles estiverem acostumados, extrapole um horário que cause desgaste físico. Como fome, cansaço, e dores exageradas. [porque tem as dores que vai vim querendo ou não normal, mas tem dores que é porque a pessoa passo do limite dela e isso pode prejudicar causando até mesmo problemas nos músculos, ossos e etc.]
  • De abertura para todos da opiniões e criticas e sugestões.
  • Sempre procure fazer aquilo que 99,9% concorda. Fez votação e 1 não concorda procura algo que todos concorde. Porque esse 1 pode apresentar com o coração fechado por uma coisa que ele não concorda e atrapalha um todo da apresentação. Porque entra a questão do corpo se 1 parte não está bem o corpo não está.
  • Autoritarismo essa palavra não existe no mundo cristão.
  • Líder serve e não está ali para mandar.
  • Tudo que for fazer procure confirmação de Deus.
  • Se tiver mais grupos na sua igreja, cuidado muito cuidado para não gerar rivalidade e competição.

Mais dicas de liderança:
http://danceforjesus.wordpress.com/2010/02/22/dicas-para-lideranca/

Veja Também:

  1. Dicas para uniforme: introdução
  2. Dicas para uniforme: Base
  3. Dicas para uniforme: Modelo
  4. Dicas para união de um grupo e como corrigir um liderado
  5. Dicas para dançar na igreja
  6. Dicas do que não pode fazer na hora que está dançando
  7. Dicas de musicas para ministrações

E muito mais nesse mundão chamado Dance For Jesus. [euri dessa]

Espero ter ajudado.
Boa Sorte no seu novo grupo.

Deus te abençoe!


About these ads

8 pensamentos sobre “Vou começar um grupo de dança o que fazer?

  1. A PAZ DO SENHOR!
    A minha filha tem 14 anos e esta a frente do grupo de dança da Igreja que congregamos, estou preocupada
    porque ela é muito nova para tanta responsabilidade!
    Estou buscando conhecimento sobre o assunto para ajuda-la. Por favor nos ajude em oração sei que para DEUS tudo tem que ser feito com excelência.
    Se possível nos enviem matérias que possa ajuda-la nesta nova jornada ; que DEUS abençoe a todos.

  2. Só um conselho, vc como como cristã e além do mais como líder deve ser exemplo, as pessoas devem olhar pra vc e veem em vc um referenciald e Cristo portanto o primeiro passo é ler a biblia pois lendo a biblia vc vai deixar de gostar de tatagem:Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.
    Levítico 19:28

    • Oi Mayara obrigado pelo comentário. Mais isso que você disse não é a questão do momento. Eu leio a bíblia e acredito que tatuagem não é pecado EU ACREDITO. E se vc nao concorda não faz. Mas esse blog não espaço para julgar as escolhas de ninguém. Então não julgue. Cada um com sua vida com Deus. Tatuagem é pecado? E quantos pecados vc comete por dia. Nós homens não somos nada e nem ninguem para dizer para uma pessoa com tatuagem que ela é pecadora. Pense nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s